domingo, 19 de agosto de 2012


Secretaria da Educação realiza Semana Nacional da Educação Infantil

A Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Educação Infantil, preparou uma programação especial para Semana Nacional da Educação Infantil, comemorada de 19 a 25 de agosto. A abertura oficial realizada domingo (19/8), a partir das 17h, na Praça de Eventos do Shopping Mueller.

O objetivo da Semana Nacional da Educação Infantil é promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a demais aspectos associados a uma educação de qualidade. Também busca valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais nos CEIs, que organiza tempos, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz.

Após a cerimônia oficial de abertura serão realizadas três apresentações culturais: Os CEIs Sementinha e Espinheiros realizam apresentações de dança. Em seguida, entra em cena a versão compacta do espetáculo “Era Vidro e se Quebrou”, apresentada pelo Coral Ciser, com meia hora de duração que resume a ideia do show original montado em 2010, que é resgatar as canções que relembram as brincadeiras do passado.

Para encerrar a cerimônia, a apresentação teatral “Tatuí: O Príncipe dos Palmitos”, baseado em um livro de histórias em quadrinhos do personagem Tatuí, um picolezeiro encantado que mora na Cidade das Flores.

Em Joinville, a Semana Nacional da Educação Infantil recebeu o slogan “Joinville, nós vamos invadir suas praças...”. Serão montadas atividades de integração e piqueniques entre alunos, pais e a comunidade nos mais diferentes pontos da cidade, como o Parque Zoobotânico, o Campo dos Veteranos, o gramado da Prefeitura e as Praça dos bairros Fátima, Paranaguamirim, Jardim Iririú, Petrópolis e de Pirabeiraba, além da Estação Ferroviária, Expoville e Parque da Cidade.

Durante todo o período da Semana da Educação infantil, a Secretaria da Educação vai realizar no Shopping Mueller a mostra fotográfica “Retratos do Cotidiano da Educação Infantil Pública de Joinville”. As fotos ficarão disponíveis para visualização na Praça de Eventos, no primeiro piso. A
exposição, que está dividida em painéis fotográficos, é um pequeno recorte das práticas que acontecem no cotidiano dos Centros de Educação Infantil. As imagens mostram as vivências significativas dos pequenos dentro desses espaços.

Sobre a Semana Nacional da Educação Infantil

Em abril, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.602/12, que instituiu a “Semana Nacional da Educação Infantil”. A data será sempre comemorada no dia 25 de agosto, que é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.

Serviço:

O quê: Semana Nacional da Educação Infantil
Quando: 19 a 25 de agosto
Onde: Shopping Mueller
Praça de Eventos (1º piso)

Nenhum comentário: